Instruções úteis e práticas: Parte #3 (Atribuição múltipla)

Instruções úteis e práticas: Parte #3 - LucianoDEV.com



Olá Pessoal,

Este aqui É MAIS UM POST (O terceiro para ser mais preciso) onde falarei sobre mais uma instrução útil e prática, também muito utilizada por programadores que simplificam de forma a atribuição de valores para variáveis: A instrução de atribuição múltipla. Esse operador é bastante utilizado em linguagens baseadas em C/C++, C#, Java, PHP e etc. Vamos conhecer:



 A atribuição múltipla

A atribuição múltipla é uma expressão da linguagem de fácil compreensão onde podemos em uma única linha de comando atribuir um determinado (e mesmo) valor para diversas variáveis de uma vez só. Vejamos a sintaxe abaixo:

Vejamos uma situação abaixo onde são atribuídos para as variáveis “x”, “y” e “z” (sem o uso da expressão mostrada acima) o mesmo valor.

O comando acima está perfeitamente correto, mas com o uso da atribuição múltipla ele poderia ser SIMPLIFICADO, conforme é demonstrado em seguida:

Vejamos que em uma única linha simplificamos a atribuição das três variáveis com o mesmo valor.



 Quando não usar a atribuição múltipla?

Não devemos usar a atribuição múltipla quando as variáveis envolvidas na atribuição for de tipos diferentes (até para tipos numéricos onde estão presentes variáveis do tipo “int” ou “float”). Vejamos um exemplo:

Bom pessoal, por hoje é só. Em breve estarei postando mais dicas de uso de instruções parecidas como essa, que aceleram muito o processo de codificação, de uma forma muito prática e simples.

Se você achou legal este POST compartilhe com seus amigos, pois dicas como essa são de grande importância.

Um forte abraço para todos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta