Instruções úteis e práticas: Parte #2 (Operador ternário)

Instruções úteis e práticas: Parte #2 - LucianoDEV.com



Olá Pessoal,

Este aqui É MAIS UM POST (O segundo para ser mais preciso) onde falarei sobre mais uma instrução útil e prática, também muito utilizada por programadores que simplificam de forma clara comandos condicionais: O operador ternário. Esse operador é bastante utilizado em linguagens baseadas em C/C++, C#, Java, PHP e etc. Vamos conhecer:



O Operador Ternário

Para entendermos esse operador vamos imaginar a seguinte situação: Suponhamos que você esteja escrevendo uma estrutura condicional onde uma variável “x” receberá um valor de acordo com uma condição estabelecida. Vejamos essa condição expressa no bloco de comandos abaixo:

Pelo o que podemos ver uma instrução condicional aparente simples, mas que poderia ser simplificado usando o operador ternário. Esse operador segue a seguinte sintaxe:

Conforme podemos ver acima, o operador ternário ocupa somente uma única linha de código. Com isso, se substituirmos a expressão condicional mostrada anteriormente pelo uso do operador ternário teremos o seguinte resultado:

Bem mais simples não?

Vejamos abaixo algumas demonstrações do uso do operador ternário:

Vejamos mais uma demonstração:



Quando o operador ternário NÃO PODE SER USADO?

O operador ternário é usado somente em expressões condicionais cujo objetivo e atribuir simplesmente um valor para uma variável, que será diferente em cada condição lógica, NÃO PODENDO SER UTILIZADO em outra situação mais.

Vejamos abaixo algumas condições em que o operador ternário NÃO PODE SER USADO:

 

Bom pessoal, por hoje é só. Em breve estarei postando mais dicas de uso de instruções parecidas como essa, que aceleram muito o processo de codificação, de uma forma muito prática  e simples.

Se você achou legal este POST compartilhe com seus amigos, pois dicas como essa são de grande importância.

Um forte abraço para todos

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta