Instruções úteis e práticas: Parte #1 (Operadores de prefixo e sufixo)

Instruções úteis e práticas: Parte #1 - LucianoDEV.com



Olá pessoal,

Este é o primeiro POST (de muitos que ainda vão vir) onde irei falar sobre instruções úteis e práticas, que é muito comum utilizar durante a programação, mas que alguns programadores tem a dificuldade de compreender e expressar o seu REAL SIGNIFICADO.

Irei falar nesse PRIMEIRO POST dos OPERADORES DE PREFIXO E SUFIXO, muito presente em linguagens como C/C++, C#, Java, PHP e etc. Então vamos lá.



Os operadores de PREFIXO e SUFIXO

Os operadores de PREFIXO E SUFIXO são muito úteis quando queremos incrementar (somar) ou decrementar (subtrair) um valor numérico (normalmente tipos como inteiro).

Quem aprendeu programação sabe que uma das formas e ATUALIZAR o valor de uma variável numérica incrementando o seu valor e realizando a execução da seguinte instrução, demonstrado na sintaxe abaixo:

A instrução acima diz que a <variável> receberá (=) o seu valor incrementado com “mais 1”. Supondo como exemplo uma variável chamada “x”, cujo valor inicial é “12”, considere a seguinte instrução abaixo:

Como resultado final a variável “x” assume no final o valor “13”, porém há uma forma mais simples e curta de realizar esse mesmo incremento usando um operador de prefixo ou sufixo, onde ambos incrementam o valor de uma variável. Vejamos abaixo a sintaxe da aplicação do operador de prefixo e sufixo respectivamente:

Logo, a instrução de incremento poderia ser encurtada de duas formas, conforme mostrado abaixo:

Ou

Pelo o que podemos ver acima, chegamos a conclusão de que:

x++ OU ++x É IGUAL A:  x = x + 1 

Para ambas as demonstrações mostradas anteriormente, o valor final da variável “x” é 13, mas qual a REAL DIFERENÇA entre os operadores de prefixo e sufixo? Vamos conferir:



Qual a diferença entre ‘++x’  E ‘x++’ ?

Apesar de ambos fazerem a mesma coisa existe uma pequena diferença entre eles, que não é possível notar na demonstração anterior.

Usando os operadores de prefixo ou sufixo, é possível escrever instruções parecidas como a mostrada abaixo:

Nas demonstrações mostradas anteriormente podemos ver que a variável “y” recebe como atribuição (=) o valor de “x” precedido ou seguido de um operador de incremento (++).

A ordem como o operador (++) aparece em “x” afetará no resultado final de “y”. Considerando o operador de prefixo, vamos traduzir de uma forma simples a instrução mostrada anteriormente:

A instrução abaixo:

Equivale a:

Como o operador vem na frente da varável “x”, ocorre antes da atribuição o seu incremento para depois o valor já incrementado ser atribuído para “y”. No final teremos a variável “x” com o valor 13 e “y” também com 13.

Já usando o operador de sufixo, o cenário já muda, conforme mostrado a seguir:

A instrução abaixo:

Equivale a:

Como o operador vem após variável “x”, ocorre primeiramente a atribuição do seu valor atual (12) para “y”, ocorrendo em seguido o seu incremento. No final teremos a variável “y” com o valor 12 e “x” com 13.



Se eu quiser incrementar e decrementar valores acima de 1?

As instruções mostradas aqui são válidas para incrementar ou decrementar de forma curta valores de 1 em 1. Agora, que seu quiser atualizar o valor incrementando ou decrementando valores acima de 1? Isso é possível utilizando uma outra expressão. Vejamos a situação abaixo:

Veja que na última instrução incrementamos o valor atual da variável “x” em 3, resultando no final o valor “15”. A instrução de incremento de valores acima de um poderia ser simplificada usando a seguinte sintaxe:

Utilizando a sintaxe mostrada acima, poderíamos escrever o código da demonstração anterior da seguinte forma:

Logo podemos chegar a conclusão de que:

x+=3  É IGUAL A:  x = x + 3 



Usando outros operadores

Para a sintaxe demonstrada anteriormente é possível a utilização de outros operadores além da soma. Vejamos abaixo:

Bom pessoal, por hoje é só. Em breve estarei postando mais dicas de uso de instruções parecidas como essa, que aceleram muito o processo de codificação, de uma forma muito prática  e simples.

Se você achou legal este POST compartilhe com seus amigos, pois dicas como essa são de grande importância.

Um forte abraço para todos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta